Maranhão

Uso de enxaguantes bucais em dentes com cárie ajuda a impedir avanço da doença, diz estudo em Campinas

Uso de enxaguantes bucais

Pesquisa feita em Campinas (SP) analisou amostras de dentes saudáveis e com cárie inicial subemtidas a enxaguantes e clareadores bucais e concluiu que os produtos aumentam a dureza dos dentes, deixando-os mais resistentes e evitando o avanço da doença.

O estudo foi feito pela Faculdade São Leopoldo Mandic, que usou as substâncias nas amostras de dentes todos os dias durante o período de um mês.saudáveis-Priscila Petrus

Quando aparece uma cárie no dente, ela começa a atingir o esmalte e provoca uma perda de cálcio, que é o processo de desmineralização, comprometendo a dureza do dente. Isso significa que a superfície fica porosa e amolecida. A pesquisa comprovou que há como recuperar a condição saudável.

“A gente viu que, nesses esmaltes com início de uma cárie, teve um aumento da dureza do esmalte, ou seja, se o paciente está com uma cárie em início, o enxaguante pode sim ajudar nessa remineralização do esmalte, nesse aumento da dureza”, explica a pesquisadora e dentista Ana Mariana de Lima Barbosa.

Os efeitos foram mais percebidos nos dentes doentes do que nos saudáveis, e, segundo as pesquisadoras, se devem à presença de flúor.

Em relação às substâncias branqueadoras, o efeito também foi positivo para melhorar a mineralização do dente com cárie. Não houve percepção do branqueamento nos dentes saudáveis, resultado esperado pelos consumidores desse produto, mas houve, sim, uma melhora da luminosidade nos dentes doentes.

comentários

comentários

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios