MaranhãoNegócios

VEM AÍ A III CONFERÊNCIA ESTADUAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

SEMA

Vamos cuidar do Maranhão, cuidando das águas” é o tema III Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.

Em dois dias de Conferência, 50 adolescentes de 11 a 14 anos, de vários municípios do Maranhão, terão a oportunidade de apresentar os projetos com a temática da água que foi desenvolvido para aplicação em suas escolas. Projetos como aproveitamento da água de chuva para limpeza de áreas comuns na escola, redução do uso da água nas caixas de vasos sanitários, reutilizar a água usada na cantina da escola e dar um destino correto ao óleo de cozinha para que este não contamine os rios são alguns dos exemplos de como os juvenis estão pensando e buscando executar ações efetivas para preservação e conservação dos recursos hídricos.

A dinâmica e metodologia da III Conferência Estadual busca privilegiar o protagonismo juvenil, uma vez que os próprios adolescentes irão eleger entre si os 19 projetos que irão representar o Estado do Maranhão, na etapa nacional da conferência que acontece em Brasília de 15 a 19 de junho de 2018.

A Comissão Organizadora Estadual (COE) da Conferência Estadual recebeu 499 projetos de escolas em todo Estado, da rede pública municipal, estadual, comunitária e particular. A COE foi instituída através de portaria conjunta entre as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Sema) e reúne entidades do poder público e da sociedade civil organizada.

Mais sobre a Conferência Nacional

A V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – V CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação-MEC de forma conjunta com o Ministério do Meio Ambiente-MMA, tratando-se de um processo por adesão que possui um caráter estimulador para o desenvolvimento de ações de educação ambiental de forma integrada e interdisciplinar, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA). É um processo metodológico para incentivar o debate sobre as questões socioambientais às escolas e às suas comunidades em observância aos preceitos legais da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).

A Conferência Nacional tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas e está em consonância também com a implementação das Leis das Águas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS prevendo a realização de quatro etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual e Conferência Nacional, sendo sua realização, no âmbito do estado do Maranhão, de responsabilidade conjunta das Secretarias de Estado da Educação-SEDUC e do Meio Ambiente e Recursos Naturais-SEMA por intermédio da Comissão Organizadora Estadual – COE.

comentários

comentários

Tags
Mostre mais

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios