EntretenimentoMaranhão

Paulo Victor prestigia e apoia festividades juninas em São Luís

Festas juninas

O vereador Paulo Victor (PROS) prestigiou, durante o mês de junho, vários festejos, arraiais juninos e atrações culturais realizados em diversos bairros de São Luís. Ambos os eventos contaram, inclusive, com apoio do parlamentar.O primeiro deles foi o ritual de batismo do Boi de Nina Rodrigues, que este ano comemorou mais um São João.

O tradicional ritual, realizado no Largo da Conceição, contou com a presença de religiosos, artistas e brincantes do grupo.

Ao som de toadas do grupo e de musicas católicas, a brincadeira foi abençoada conforme reza a tradição das manifestações. Paulo Victor que foi convidado a apoiar o boi avaliou a importância do ritual para a cultura maranhense.

“O batizado é uma tradição por ter um significado muito importante: os brincantes são abençoados antes de irem para os terreiros juninos. Estou muito feliz. Recebi o convite da direção do Boi de Nina Rodrigues e aceitei por ser um amante da cultura popular”, avaliou.

AGENDA EXTENSA

Paulo Victor teve uma agenda extensa no período junino como padrinho, brincante e apoiador dessas manifestações. Além da cerimônia do batizado do Boi de Nina Rodrigues, o vereador foi convidado a apoiar outras atrações na temporada.

Durante as celebrações juninas, o parlamentar destacou o apoio ao arraial que aconteceu no calçadão do João Paulo. Ele falou que o objetivo em apoiar iniciativas como essa visa proporcionar dias de festa para toda a família ludovicense, com muita alegria, dança, e várias atrações.

A escassez de recursos destinados pelo poder público ao evento nos motivou a apoiar o evento. Eu sou uma pessoa apaixonada pela cultura popular do nosso estado. Por isso, faço questão de apoiar essas iniciativas”, declarou.

Outro evento que contou com a parceria de Paulo Victor foi o tradicional cortejo em homenagem a São João, realizado no dia 24 do mês passado, no Arraial Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Com o seu apoio, mais de vinte grupos, entre bumba-boi, dança portuguesa, quadrilhas, entre outros se apresentaram no evento.

Além dos tradicionais grupos de bumba-meu-boi, no sotaque da Ilha passaram pelo cortejo vários grupos de bumba boi de orquestra e bois do sotaque da baixada. Além disso, o público pode acompanhar grupos de dança do boiadeiro, tambor de crioula, cacuriá e dança portuguesa.

De acordo com o parlamentar, o cortejo é um dos momentos mais aguardos durante todo o período junino na Vila Palmeira. “É bonito ver todos os grupos de bois e outras brincadeiras rodearem todo o parque para cumprir uma espécie de promessa”, disse.

Outros três eventos tradicionais também contaram com parcerias do vereador Paulo Victor: o cortejo de São Pedro, no Parque Folclórico da Vila Palmeira; a festa no largo da Capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus, lugar que recebe o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi; e a festa em homenagem a São Marçal que há 91 anos é celebrada todo dia 30 de junho reunindo brincantes, simpatizantes e admiradores do bumba meu boi sotaque de matraca no João Paulo.

“As festas juninas representam as tradições culturais e de lazer das cidades, portanto, merecem nosso apoio e incentivo. Além disso, é um grande privilégio participar dos eventos e ser contagiado pela alegria da população”, ressalta o vereador Paulo Victor.

(Veja abaixo a galeria de fotos do festival junino em diversos pontos da capital de São Luís)

Cortejo em homenagem a São João, no arraial da Vila Palmeira
Arrastão no bairro da Liberdade
Cortejo pra capela de São Pedro

Paulo Victor-Priscila Petrus

Monte Castelo
Largo de São Pedro

comentários

comentários

Tags
Mostre mais

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios