MaranhãoPolítica

Weverton aparece pela quarta vez, na lista dos 100 Cabeças do Congresso

Com apenas cinco anos de mandato parlamentar, Weverton tem se destacado entre seus pares por ter excelente trânsito e capacidade de negociação, o que o colocou na lista do DIAP nos anos de 2015, 2016 e 2017

Pelo quarto ano consecutivo, o deputado federal e candidato ao Senado, Weverton (PDT), aparece na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), como um dos “100 Cabeças do Congresso Nacional”. Na lista de 2018, publicada nesta segunda-feira (17), o trabalhista apareceu na categoria Negociador da elite parlamentar.

Com apenas cinco anos de mandato parlamentar, Weverton tem se destacado entre seus pares por ter excelente trânsito e capacidade de negociação, o que o colocou na lista do DIAP nos anos de 2015, 2016 e 2017.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são os parlamentares que conseguem se destacar dos demais pelo exercício de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Weverton-Priscila PetrusA pesquisa, que teve sua 1ª edição publicada em 1994, incluiu apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2018.

Para o levantamento, o departamento realizou entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos.

Cada parlamentar foi analisado cuidadosamente, como suas atividades profissionais, os vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, a formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além de um exame minucioso dos perfis político e ideológico de cada parlamentar.

A categoria dos Negociadores, onde Weverton foi classificado, é destinada em geral a líderes ou vice-líderes partidários, parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões.

A categoria destaca que, para ser um bom negociador, é preciso credibilidade, controle emocional, habilidade no uso das palavras, discrição e, sobretudo, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeitar a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político.

comentários

comentários

Tags
Mostre mais

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Close
Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios