Maruaí recebe o primeiro ACTION do Programa de Voluntariado 2025 da Alumar

Colaboradores se envolveram em atividades sociais, educativas e de bem-estar com moradores causando impacto positivo na comunidade
São Luís, abril de 2025 – A Alumar deu início ao seu Programa de Voluntariado 2025 com a realização do primeiro ACTION (sigla, em inglês, para “Alcoanos contribuindo juntos em nossas vizinhanças”) do ano, em parceria com o Instituto Alcoa, na comunidade de Maruaí, na zona rural de São Luís (MA).
A ação, realizada no sábado (26), mobilizou colaboradores em atividades sociais, educativas e de bem-estar, e marcou oficialmente a abertura do calendário de ações voluntárias para este ano.
A iniciativa celebrou os 35 anos do Instituto Alcoa, que destinou uma doação de R$ 35 mil para a União de Moradores da comunidade.
Eranilde Sousa, (foto em destaque), presidente da União dos Moradores de Vila Maruaí, não escondia a alegria pela ação.
“Sentimos aconchego com a presença de todos aqui, pelo trabalho que têm feito com a comunidade. Sempre que precisamos a Alumar está disponível. E o recurso veio em uma boa hora, vamos revitalizar o prédio, construir um muro para garantir segurança e equipar nossa sede. A Alumar tem feito a diferença”, destacou.
A comunidade participou de atividades como futebol comunitário, oficinas educativas, consultas médicas, palestra sobre empregabilidade e enfrentamento à violência contra a mulher, além da pintura da sede da associação local feita por moradores que participaram de oficina profissionalizante em pintura em obras.
Foram parceiros na ação: Fidens, CS Gomes, H2F, Pillar, CMPC, SENAI, Ligas Metálicas, Instituto Somos Todos Marianas e IGEP.
“O voluntariado é um dos pilares da nossa atuação, pois cria oportunidades reais de transformação nas comunidades. Ao conectar colaboradores e parceiros à comunidade, promovemos empatia, cidadania e desenvolvimento conjunto. Iniciar esse novo ciclo de 2025 celebrando os 35 anos do Instituto Alcoa reforça nosso compromisso de investir em capacitação, autonomia e geração de valor compartilhado”, destacou Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar.
Milena Andrade, moradora da comunidade de Maruaí e funcionária da Alumar, destacou o orgulho de ver o voluntariado em ação: “Saber que na Alumar existem pessoas que se dedicam a cuidar das pessoas, um dos valores da empresa, é muito gratificante. Ver que os colegas vestem a camisa e vêm até a comunidade, fazendo o bem para pessoas que nem conhecem, é muito especial para mim, como moradora e como funcionária. Dá muito orgulho”.
No total, 10 ações de voluntariado estão previstas para este ano em comunidades.
Além delas, o Programa de Voluntariado conta com projetos em parceria com a Junior Achievement, a plataforma Atados e a campanha interna Voluntário(a) Nota 10 e Voluntário(a) de Carteirinha, destinada àqueles que se destacarem pela dedicação e frequência nas ações.
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão.
Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).