MaranhãoSão Luís

Alumar e Defensoria do Estado do Maranhão firmam termo de cooperação com foco no desenvolvimento socioeconômico das comunidades

O Consórcio Alumar e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão celebraram, na segunda-feira (19), um termo de cooperação com foco na promoção do desenvolvimento socioeconômico de comunidades em situação de vulnerabilidade em São Luís. A assinatura ocorreu durante a abertura oficial do MaraDefs, evento promovido pela Defensoria, no Centro Histórico da capital, e contou também com a participação da Prefeitura de São Luís e do Senai.

Com vigência inicial de 12 meses, o acordo estabelece uma parceria institucional voltada ao planejamento e execução conjunta de ações com foco na empregabilidade, na ampliação do acesso a direitos e na geração de renda.
A parceria se soma a iniciativas que já vêm sendo desenvolvidas pela Alumar nas comunidades vizinhas ao consórcio, como os projetos voltados à formação profissional, incentivo ao empreendedorismo e apoio à economia local. Entre essas ações, destaca-se o programa ACTION, que mobiliza voluntários da Alumar em atividades sociais nas comunidades e que, a partir do termo, poderá contar com apoio da Defensoria na oferta de serviços jurídicos e orientações à população.
Além disso, está em construção uma ação conjunta integrada com o Senai, voltada à capacitação técnica e à inclusão produtiva.
Para Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar, a nova parceria fortalece a rede de apoio já existente nas comunidades e amplia as possibilidades de impacto positivo.

“Ao lado da Defensoria Pública, vamos unir esforços para ampliar o acesso a direitos, incentivar a autonomia e abrir caminhos para a inclusão produtiva. Essa é uma agenda que dialoga diretamente com o nosso propósito de gerar valor social para a população, agora com uma parceria estratégica”, afirmou.

O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, destacou a importância do envolvimento do setor privado em ações de cidadania. “Essa parceria significa a chance de levar mais dignidade e oportunidades para quem enfrenta situações difíceis.

A gente sabe o quanto o acesso ao emprego e à informação pode transformar realidades, e é isso que queremos com esse termo: aproximar, acolher e construir caminhos junto com a população. Agradeço à Alumar pela sensibilidade e pelo compromisso social em caminhar conosco nessa iniciativa que, com certeza, vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

A Alumar já tem uma trajetória sólida de atuação social nas comunidades vizinhas, com projetos estruturados de geração de trabalho e renda, educação e voluntariado. Com esse termo, unimos forças com a Defensoria para somar expertises e ampliar o alcance das ações. Nosso foco é seguir construindo pontes que levem a mais oportunidades e inclusão”, afirmou Flávio Lima, gerente de Relações Governamentais da Alumar.

Alumar e Defensoria do Estado do Maranhão firmam termo de cooperação com foco no desenvolvimento socioeconômico das comunidades


Como parte da programação do MaraDefs, a Alumar também levou para a Praça das Mercês uma edição especial da Feirinha da Gente, iniciativa voltada à valorização da economia local e ao fortalecimento de pequenos empreendedores das comunidades vizinhas ao consórcio. Nos dias 19 e 20, oito feirantes participaram do evento, com a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos, gerando renda e ampliando sua visibilidade em um espaço de grande circulação.

Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

CAMPANHA JOÃO NETO JOÃO NETO

Priscila Petrus

Jornalista, Pós Graduada em Políticas Públicas, Tráfego Pago.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo