CotidianoMaranhão

Ações de manutenção preventiva na rede elétrica são intensificadas no MA

Podas de árvores e lavagem de rede são algumas das ações realizadas

As ações de manutenção preventiva na rede de distribuição de energia elétrica são realizadas durante todo o ano, com o intuito de manter o bom desempenho do sistema elétrico. Nos últimos meses, a Equatorial Maranhão vem intensificando ainda mais estas ações, com o intuito de minimizar os impactos ocasionados no início do período chuvoso, e com isso aumentar a confiabilidade da rede elétrica.

Dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição e da salinidade; substituição de isoladores, implantação de espaçadores nos cabos da rede e podas de galhos de árvores.

Inspeções Técnicas – De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 6.137 inspeções técnicas nas subestações do Maranhão, linhas de transmissão e alimentadores do sistema de distribuição. Estas inspeções nortearam as equipes de manutenção para que aproximadamente 25 mil serviços fossem realizados no sistema elétrico, além da troca preventiva de 272 transformadores para eliminar riscos de interrupção de energia.

Visualização da imagem

Grande parte desses serviços são realizados com equipes de Linha Viva, que trabalham com as redes elétricas energizadas. Isso permite que as intervenções sejam realizadas sem que o fornecimento da energia elétrica seja desligado, o que contribui para que 99,8% do tempo os mais de 2,5 milhões de clientes tenham energia elétrica em seus imóveis.

Subestação Móvel: foram realizadas 34 manutenções complexas, com o uso de subestação móvel, em diversas cidades do Estado. Isso permite a realização de serviços mais pesados de manutenção em equipamentos de alta tensão, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia para a cidade.

Limpeza de Faixa e Poda de Árvores: as equipes realizaram também a limpeza de faixa (vegetação sob a rede elétrica) de mais de 23 km² de extensão em diversas redes e linhas de transmissão, além da poda de galhos de árvores em zonas rurais e urbanas, que somou 13.608 pontos podados, evitando que a vegetação toque na rede elétrica e ocasione interrupções de energia.

Visualização da imagem

Lavagem de Rede: mais de 160 km de rede foram lavados para a retirada de salitre e demais sujeiras que acumulam na rede elétrica. Em média anualmente são lavadas 15 mil estruturas entre isoladores, chaves fusíveis e transformadores. Além da região metropolitana de São Luís, cidades como Barreirinhas, Tutóia e Humberto de Campos, que têm alto índice de salinidade, recebem esta ação de manutenção.

A Companhia realizou também a automatização de 351 equipamentos, que promove o monitoramento e agilidade na recuperação do sistema elétrico, caso haja alguma falha ou interrupção.

O investimento foi de mais de 15 milhões de reais só este ano, para as ações de manutenções preventivas e melhorias do sistema elétrico em todo o Maranhão. Para o Diretor de Operações Técnicas e Comerciais, Sérgio Mello, essas ações são muito importantes para a Companhia e para os clientes e alerta para a chegada do período chuvoso.

“Estas ações fazem parte do calendário e da rotina da Companhia. Sempre trabalhamos com a manutenção preventiva para minimizarmos os transtornos que podem ocorrer na rede elétrica, principalmente com a chegada do período chuvoso”, alerta Sérgio Mello.

Ações de manutenção preventiva na rede elétrica são intensificadas no MA-priscila petrus

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

comentários

comentários

Etiquetas

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios