Maranhão

Alumar inicia operação com novos navios para cabotagem da Alcoa

Embarcações Amazon Pioneer e Pathfinder fazem o transporte da bauxita de Juruti (PA) para São Luís (MA)

O Porto da Alumar recebeu, na última semana, dois navios da nova frota própria da Alcoa para cabotagem na Amazônia. As embarcações Amazon Pioneer e Amazon Pathfinder partiram de Juruti (PA) para São Luís (MA) com carregamento de bauxita. Produzidos no Japão, os cargueiros de modelo Kamsarmax já foram registrados com a bandeira brasileira, e atuam com tripulação composta por 23 profissionais (cada).

A iniciativa faz parte do processo de verticalização da Alcoa, gestora do Consórcio Alumar, para integrar ainda mais a operação entre a mina de bauxita que fica em Juruti, no Pará, e a refinaria da Alumar. A frota será composta por quatro navios no total. Os outros dois – Amazon Commander e Amazon Courage – estão previstos para chegar ao Brasil nos próximos meses.

A Alcoa investiu cerca de R$ 1 bilhão para compor a sua frota própria e fortalecer a operação na Amazônia. Além disso, com as novas embarcações haverá melhora na eficiência de combustível, sendo possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 30%, reforçando o compromisso da empresa com a preservação ambiental.

“O início da operação dos navios Amazon Pioneer e Amazon Pathfinder marca um passo estratégico na operação integrada da Alcoa. Estamos iniciando o nosso processo de verticalização para integrar ainda mais a operação entre a mina de Juruti e a refinaria da Alumar. Além disso, reforçamos nossa responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossa capacidade logística na Amazônia, uma região de importância vital para a nossa cadeia de valor”, destaca Mateus Tiraboschi, vice-presidente global de compras e logística da Alcoa.

Embarcações Amazon Pioneer e Pathfinder fazem o transporte da bauxita de Juruti (PA) para São Luís (MA)

Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

 

CAMPANHA JOÃO NETO JOÃO NETO

Priscila Petrus

Jornalista, Pós Graduada em Políticas Públicas, Tráfego Pago.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo