Avanço: Gestão do prefeito Edivaldo implanta novo procedimento cirúrgico na rede municipal

0

Um procedimento inédito na rede municipal de saúde passa a ser oferecido pela Prefeitura de São Luís no Hospital da Mulher. A primeira cirurgia endoscópica de coluna foi realizada nesta terça-feira (6), na unidade de saúde referência em neurocirurgia. A partir de agora, o procedimento – antes realizado apenas na rede particular e no Hospital Presidente Dutra, da Universidade Federal do Maranhão – vai beneficiar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que usam a rede do município.

Esse tipo de procedimento foi realizado poucas vezes na rede privada e pela primeira vez no Maranhão acontece na rede pública municipal. A cirurgia é executada com o suporte do vídeo e o procedimento é indicado principalmente para pacientes com hérnia de disco, que entre outros sintomas pode provocar dor aguda e dormência. A técnica, de mínima invasão, possui, entre as vantagens, um tempo menor de recuperação em relação à cirurgia tradicional

Para o prefeito Edivaldo, a oferta do novo procedimento em hospital municipal acompanha as melhorias que vêm sendo implementadas pela Prefeitura de São Luís na área da Saúde. “Priorizamos a saúde desde o início da nossa gestão e trabalhamos para, cada vez mais, aprimorar os nossos serviços e, assim, favorecer a população. Com o nosso esforço e os investimentos já realizados, muitos avanços já foram conquistados, especialmente na área da saúde, com a oferta de serviços como esse”, destacou o prefeito. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou o início do procedimento e ressaltou o empenho da gestão do prefeito Edivaldo para oferecer o melhor para a população e o ganho para a saúde municipal. “O prefeito tem olhado de forma especial para a população, sobretudo para aqueles que dependem dos serviços públicos. Esse esforço tem nos feito dar grandes passos na área da saúde, com investimentos em procedimentos como esse e outros serviços que beneficiam a população”, disse o secretário.

O neurocirurgião Diogo Aboud reforçou os benefícios do procedimento para o paciente. “É uma cirurgia muito menos invasiva e apresenta vantagens para o paciente principalmente no período pós-operatório. É um avanço, pois, com esse procedimento sendo realizado na rede municipal de saúde, ampliamos a oferta do serviço à população e conseguimos, assim, atender um maior número de pessoas que precisam”, afirmou.

HOSPITAL DA MULHER

A cirurgia endoscópica de coluna é mais um serviço que comprova os avanços que vêm sendo realizados na saúde municipal. No Hospital da Mulher, por exemplo, as melhorias são significativas. Além de reformas estruturais que possibilitaram a reativação da unidade de saúde logo no primeiro ano de gestão do prefeito Edivaldo, a qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher resultou no reconhecimento, pela Câmara Federal, da unidade como Hospital Amigo da Mulher.

Além disso, desde 2016 o hospital é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. A habilitação confirma que o Ministério da Saúde reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionando aos maranhenses uma rede de saúde pública de qualidade.

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui