O vereador e pré-candidato a prefeito Daniel Barros votou contra o projeto de lei que garante o pagamento dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) aos professores de Caxias. Barros se manifestou contrário à proposta que favorece os educadores na sessão legislativa da Câmara Municipal realizada nessa quarta-feira (22) e demonstrou estar disposto a prejudicar a categoria, que espera receber os recursos há quase 20 anos.
O projeto de lei que garante o pagamento dos precatórios do FUNDEF aos professores foi elaborado em comum acordo entre o prefeito Fábio Gentil e o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias (SINTRAP). A proposição foi assinada e enviada ao Poder Legislativo municipal no último dia 13.
População de Caxias já protestou contra atuação política de Daniel Barros na Câmara Municipal de Caxias
Têm direito ao recurso professores que recebiam pelo antigo FUNDEF entre os anos de 1998 a 2006. As tratativas entre o prefeito e o sindicato tiveram o único objetivo de garantir os direitos dos profissionais da educação caxienses.
No diálogo com o SINTRAP, a Prefeitura de Caxias se mostrou sempre empenhada em conciliar os interesses e os procedimentos preparatórios para pagar os 60% dos Precatórios do FUNDEF aos professores. O advogado do SINTRAP, lembrou que o encontro representou o coroamento dos pontos acordados com a gestão municipal para apreciação e aprovação pela Câmara Municipal.
Agindo na contramão de tudo que foi estabelecido no acordo, Daniel Barros agiu na contramão dos interesses dos professores de Caxias, um ato de insensibilidade e de desprezo aos anseios dos educadores, que aguardam há quase duas décadas para receber os valores aos quais têm direito.