Ainda em estadia na cidade de São Paulo, onde recupera-se de uma cirurgia realizada em um hospital particular para retirada de um cisto nos rins, o governador Carlos Brandão (PSB) recorreu as redes sociais, no início desta quarta-feira, para anunciar uma boa nova aos maranhenses.
Trata-se do novo ferry-boat José Humberto, do estado do Pará, que, a partir de agora, fortalecerá, de acordo com o tucanosocialista, o serviço de travessia de passageiros e veículos da Ponta da Espera, em São Luís, para o Cujupe, na Baixada Maranhense.
“Já temos nova embarcação à serviço da população, em especial da baixada, como parte do sistema de travessia da Ponta da Espera até Cujupe. De alto padrão, a embarcação José Humberto navegou de Belém, no Pará, e chegou até a nossa capital um dia antes do previsto”, pontuou Brandão, também postando um vídeo – veja no fim do texto.
Ocorre que a embarcação não é tão nova assim. Na verdade, possui mais de duas décadas de uso, já tendo realizado, na condição de balsa, diversas viagens entre Belém e o estado do Amazonas, conforme revelou o blog G7MA.
Em 2011, por exemplo, a embarcação foi alvo de um assalto na baía de Marajó, tendo os criminosos subtraído combustível e equipamentos que eram transportados.
Pertencente a Rebelo Indústria, Comércio e Navegação Ltda. (REICON), a José Humberto, que já passou por reforma e adaptações para poder navegar em águas maranhenses, também envolveu-se em um acidente, no ano de 2013, no Rio Amazonas, conforme consta em acordão do Tribunal Marítimo (veja aqui https://g7ma.com/novo-ferry-boat-jose-humberto-ja-funcionava-ha-quase-20-anos-no-para/).
Na ocasião, houve um abalroamento entre embarcações que resultou em um incêndio no convés de uma balsa.