Paciente com Covid-19 é salvo no HU-UFMA pela mesma técnica usada para tratar o falecido ator Paulo Gustavo

0

Teve alta nesta sexta-feira (7), no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), o primeiro paciente com Covid-19 reabilitado pela técnica ECMO, a mesma usada durante a internação do ator e roteirista Paulo Gustavo, morto no último dia 4, aos 42 anos, no Rio de Janeiro, por complicações da infecção pelo novo coronavírus. O feito, registrado nas redes sociais pelo próprio reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, foi comemorado pela equipe médica responsável pelo tratamento.

Francisco Fontenele, 40 anos, estava internado desde o dia 13 de abril e foi assistido pela equipe liderada pelo médico cardiologista e intensivista Marko Santos, coordenador da UTI cardiológica do HU-UFMA, primeiro hospital público do Maranhão a usar a técnica em casos graves de Covid-19.

Leito do HU-UFMA equipado com ECMO, que salvou a vida do paciente, que ficou internado por 34 dias

Familiares e amigos estavam ansiosos para receber o paciente no hall de saída do HU-UFMA e comemorar a vitória, merecedora de todos os aplausos, conforme destacou Natalino Salgado.

“Essa conquista é coletiva! Parabéns a todos que contribuíram direta ou indiretamente nesse processo. Vida longa ao Francisco e à sua família!”, enalteceu o reitor.

O vídeo abaixo mostra o momento em que o paciente tem alta, aos prantos, sob aplausos e ao som de “Noites Traiçoeiras”:

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui