Polônia se diz pronta para pôr todos os caças MIG-29 à disposição dos Estados Unidos

0
https://noticias.r7.com/internacional/polonia-se-diz-pronta-para-por-todos-os-cacas-mig-29-a-disposicao-dos-estados-unidos-08032022?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
https://noticias.r7.com/internacional/polonia-se-diz-pronta-para-por-todos-os-cacas-mig-29-a-disposicao-dos-estados-unidos-08032022?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Aeronaves serão levadas para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, país que também é membro da Otan

A Polônia está pronta para mobilizar todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, e colocá-los à disposição dos Estados Unidos, e pediu aos outros membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que possuem aviões desse tipo que façam o mesmo, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (8).

Parlamentares dos EUA pressionaram o governo do presidente Joe Biden na segunda-feira (7) a facilitar a transferência de aviões de combate da Polônia e outros países da Otan e do Leste Europeu para a Ucrânia, após um apelo no sábado (5) do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski.

“As autoridades da República da Polônia […] estão prontas para enviar — imediatamente e gratuitamente — todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein e colocá-los à disposição do governo dos Estados Unidos da América”, acrescentou o ministério.

“Ao mesmo tempo, a Polônia solicita aos EUA que nos forneçam aeronaves usadas com capacidades operacionais correspondentes. A Polônia está pronta para estabelecer imediatamente as condições de compra dos aviões.”

Polônia está apoiando Kiev com armas defensivas, mas disse que não enviaria jatos para a Ucrânia, pois não é parte direta do conflito entre a Ucrânia — que não é aliada da Otan — e a Rússia.

“Qualquer decisão sobre a entrega de armas ofensivas deve ser tomada por toda a Otan e por unanimidade”, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki na terça-feira durante uma entrevista coletiva conjunta com seu colega norueguês em Oslo.

“É por isso que estamos prontos para entregar toda a nossa frota de caças a Ramstein, mas não estamos prontos para fazer qualquer movimento por conta própria porque, como eu disse, não fazemos parte dessa guerra”, acrescentou.

 

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui