CotidianoMaranhão

Prefeitura intensifica limpeza do sistema de drenagem em ação preventiva ao período de chuva

Ações são realizadas durante todo o ano pela gestão do prefeito Edivaldo que neste período reforça os serviços de desobstrução de galerias e bueiros com o objetivo de evitar pontos de acúmulo de água em vias da capital

[dropcap]A[/dropcap] Prefeitura de São Luís está intensificando em diversos pontos da cidade as ações de desobstrução do sistema de drenagem, para facilitar o escoamento da água e evitar acúmulos pontuais no período chuvoso. A iniciativa reforça o trabalho que é executado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior durante o ano todo por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), visando prevenir inundações dos trechos mais suscetíveis da capital. Nesta segunda-feira (3), as equipes executaram o trabalho de desobstrução de galerias em trechos da Avenida Brasil, na Divineia; e nas ruas Macaúbas e Ipês, no Renascença.

prefeitura-Priscila Petrus

Nos locais, o serviço de limpeza das galerias é feito tanto de forma manual como mecanizada, utilizando caminhão hidrojato ou auxílio de retroescavadeira e caçamba. O objetivo do trabalho é retirar resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas. O serviço de desobstrução é centrado principalmente na limpeza das caixas coletoras para permitir melhor fluidez à vazão da água.

A técnica de limpeza por meio do hidrojateamento consiste na sucção dos resíduos que vão se acumulando nas galerias e bueiros. Os caminhões são equipados com reservatório de água e um sistema de hidrojateamento de alta pressão para realização do processo de limpeza.

Nas ruas Macaúbas e Ipês, no Renascença, além de realizar o trabalho manual para retirada de dejetos e desobstrução das caneletas da via, os agentes também fizeram a capina da área para retirada de matos dos meios-fios e, assim, melhorar a vazão da água pluvial.

Prefeitura também realizou ações de limpeza no Renascença

O titular da Semosp destaca a importância desse trabalho para o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade e conclama a colaboração da população no sentido de evitar o descarte irregular de lixo nesses locais. “Os serviços que realizamos periodicamente, por orientação do prefeito Edivaldo, melhoram o sistema de drenagem da cidade e minimizam os impactos nos pontos de acúmulo de água na estação chuvosa, entretanto, precisamos também da colaboração da população na manutenção dos espaços públicos, evitando o descarte irregular de resíduos, pois são esses que acabam caindo na rede e obstruindo o sistema”, alertou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

AÇÕES

Para enfrentar o período chuvoso, a Semosp trabalha de forma contínua priorizando os pontos considerados mais críticos, como áreas do Coroado, túneis da Cohab e Cohama e galerias dispostas ao longo das avenidas de grande fluxo da capital. Além desses locais, a Prefeitura já executou o trabalho de limpeza manual e mecanizada nos canais dos bairros Macaúba e Areinha; na região do Centro; na Cidade Operária, em canal que fica entre as Unidades 201 e 203 e em ponto da Unidade 205; além da execução de limpeza de galerias na Avenida Guajajaras, no São Cristóvão; no São Bernardo; na Rua Emílio de Menezes, na Liberdade; no entorno do Mercado Central, entre outros locais.

O comerciante José Ramos, que tem seu estabelecimento na Avenida Brasil, na Divineia, enaltece o trabalho executado de desobstrução realizado na galeria ao longo da via. “Os serviços que a Prefeitura está realizando são providenciais para amenizar os alagamentos que ocorrem nas áreas mais baixas do bairro. Com certeza vai nos garantir mais tranquilidade”, relatou.

Antonio Marcos enalteceu o trabalho de limpeza realizado pela gestão municipal

O comerciário Antônio Marcos, que também trabalha em loja na Divineia, tem pensamento similar. “Os alagamentos são uma preocupação constante. A desobstrução do sistema de drenagem vai dar maior fluidez à água, evitando que ela fique empoçada nos meios fios e entrem em nossas casas e estabelecimentos”, pontuou ele.

 

comentários

comentários

Tags

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios