Prefeitura potencializa divulgação do São João de São Luís em três dias de evento em São Paulo

0
Prefeitura de São Luís-Priscila Petrus

A cultura de São Luís apresentada para o Brasil: o bumba meu boi, o cacuriá e o reggae estiveram em evidência entre os dias 3 e 5 de abril no Mercado Municipal Paulista durante a divulgação do São João 2018 ludovicense. O arroz de cuxá e o suco de bacuri também conquistaram os paulistas e todos os turistas que passaram diariamente no local entre 10h30 e 13h. A divulgação da maior festa da cidade é parte da política da Prefeitura para o fomento do turismo colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo e é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Na ação, o grupo Batuques do Maranhão abrilhantou o Mercadão, por onde passam diariamente mais de cinco mil pessoas por dia, segundo a administração do local. Além de ser visitado pelos moradores da maior cidade do país, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos pontos turísticos da cidade, o que potencializou o evento da Prefeitura de São Luís. “Foi maravilhoso trazer a nossa cultura para São Paulo. Essa é a segunda vez que realizamos a ação no espaço e, mais um vez, percebemos a importância de mostrar a nossa cultura em outras partes do Brasil”, frisa Socorro Araújo, secretária de turismo enfatizando que a ação segue determinação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo fomentar o turismo em São Luís, bem como a geração de emprego e renda.

A apresentação cultural reuniu um mix de música e teatro, explicando ao público as peculiaridades do Maranhão, como a efervescência do São João, as figuras dos cazumbas e a dança coladinha do reggae, que só se encontra no Maranhão. O público interagiu com os brincantes e entrou no clima, dançando as toadas de bumba meu boi.

O som das matracas também ecoou no Mercadão. “Eu não conhecia esse instrumento. Achei muito bonito e essa marca que está nele é muito colorida, as cores parecem ser o forte das atrações de São Luís”, falou José Arouche, morador de São Paulo, referindo-se à marca turística de São Luís que foi impressa no instrumento musical.

São Luis-Priscila Petrus

GASTRONOMIA

Outro ponto muito forte da ação em São Paulo foi a degustação de comida típica. O arroz de cuxá e o suco de bacuri fizeram sucesso por lá. Inúmeras pessoas desconheciam os alimentos, reforçando a necessidade de disseminar a cultura e a gastronomia maranhense para o Brasil. “Temos que mostrar que a nossa cidade é rica. Não temos apenas a beleza material (casas e casarões históricos). A nossa riqueza imaterial é incomparável”, afirmou Socorro Araújo.

Além disso, foram levados para a ação um totem onde as pessoas puderam tirar foto e ganhar uma matraca. Ao todo, foram 300 brindes personalizados distribuídos para quem seguiu os perfis Turismo São Luís (Facebook) @turismo.saoluis (Instagram) ou o @turismosaoluis (Twitter).

E o grupo Batuques não deixou de ensinar ao público como utilizar o instrumento, ícone de uma das manifestações culturais do Brasil. “Nós tentamos apresentar alguns elementos super importantes da nossa cultura: o bumba meu boi, a festa do Divino, dança do coco, reggae e o tambor de crioula são alguns dos pilares da cultura ludovicense, e foram mostrados para centenas de pessoas”, explicou Paulinho Oliveira, cantor do grupo Batuques do Maranhão.

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui