Primeiras 24 horas do ex-presidente Lula na cadeia

0
Lula-Priscila Petrus
WS1 SO PAULO - 07/04/ 2018 - EXCLUSIVO EMBARGADO LAVA JATO / LULA/ HABEAS CORPUS - POLITICA - EX PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA CHEGA A POLICIA FEDERAL /LAPA PARA O EXAME DE CORPO DE DELITO FOTO FELIPE RAU/ESTADAO

[dropcap]O[/dropcap] Fantástico começa com o assunto que mobilizou o Brasil nos últimos dias: a prisão do ex-presidente Lula. Ele está na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde a noite de sábado (7). Reportagem mostra como foram as primeiras 24 horas do ex-presidente na cadeia.

O primeiro café da manhã do ex-presidente na Polícia Federal chegou de van: pão com manteiga, café e leite. O almoço foi às 11 da manhã, e o jantar, por volta das 6 da tarde. Os cardápios não foram divulgados.

Em nota, o PT declarou que “o ex-presidente Lula ficou na companhia do advogado Cristiano Zanin Martins durante um longo período. Ele dormiu tranquilamente e não foi maltratado pelos agentes do local”.

A sala especial onde Lula começou a cumprir pena tem 15 m², uma janela com grade externa, mesa, espaço para uma cama de solteiro, banheiro com sanitário e chuveiro elétrico. Não tem grades na porta e, antes, era um dormitório para agentes da PF que vinham para Curitiba a trabalho.

A sala fica no último dos quatro andares da Superintendência da Polícia Federal, longe das celas onde estão outros presos da Lava-Jato, no 1º andar. Entre eles, Antônio Palocci, ex-ministro de Lula e Dilma, e o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, que disse, em depoimento, que o triplex do Guarujá era propina em troca de favorecimentos na Petrobras.

Por determinação da Justiça, o policiamento foi reforçado entorno do prédio da Polícia Federal. O objetivo é evitar transtornos para moradores e confrontos entre manifestantes, contra e a favor da prisão de Lula. Só têm acesso funcionários da Polícia Federal e moradores que comprovarem residência.

Na decisão, o juiz Ernani Mendes Silva Filho proibiu montagem de acampamentos e passagem de carros e de pessoas não autorizadas. Apoiadores do ex-presidente estão a 100 metros do prédio da PF, numa manifestação pacífica.

Lula chegou a Curitiba no sábado (7), por volta das 10 horas da noite, em um monomotor da Polícia Federal. Depois, foi levado de helicóptero do aeroporto Afonso Pena até a sede da Polícia Federal. O ex-presidente foi recebido por agentes, desceu as escadas e conversou com os advogados.

Do lado de fora, os ânimos estavam exaltados. Segundo a Polícia Militar, um grupo forçava o portão da Superintendência e foi contido por agentes da Polícia Federal, que usaram bombas de efeito moral. Depois, a própria Polícia Militar disse que também usou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar os manifestantes. Houve confusão e pelo menos oito pessoas ficaram feridas.

“Começou a vir bomba, começou a vir gás lacrimogênio, um monte de criança, um monte de idoso. Não precisava de violência. Estava todo mundo pacificamente se manifestando democraticamente”, disse um homem enrolado numa bandeira.

“No momento em que o Lula chegou, do nada eles começaram a disparar e vieram para cima da gente. Muitas pessoas caindo, bala borracha para todo lado e, enfim, eu tenho bala de borracha na perna. São duas, um aqui e a outra aqui”, contou uma mulher.

Entre os feridos, um PM e uma criança. A Polícia Militar diz que as primeiras bombas partiram da Polícia Federal, após o ruído de estouros no lugar onde estavam os manifestantes. “Houve uma explosão no meio dos manifestantes, duas explosões. E com esse efeito das explosões, os manifestantes avançaram contra o portão da Polícia Federal e esta, por sua vez, repeliu”, explicou o coronel Mário Henrique do Carmo. A Polícia Federal diz que não comentar o incidente.

Enquanto estiver preso na Polícia Federal, o ex-presidente Lula será vigiado 24 horas por dia por policias federais, que vão se revezar, e terá direito a duas horas de banho de sol por dia.

https://globoplay.globo.com/v/6646287/

 

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui