Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende reestatização da Embraer

0
sindicatos-Priscila Petrus

[dropcap]O[/dropcap] Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos intensificou nos últimos dias a mobilização contra a venda da Embraer para a Boeing. Com o anúncio de entendimento entre as duas empresas, divulgado nesta quinta-feira (5), o Sindicato vai cobrar do Governo Federal e do Congresso Nacional o veto à operação que coloca em risco a soberania nacional e milhares de empregos do setor aeronáutico. A entidade defende a reestatização da Embraer.

“A joint venture entre Embraer e Boeing não é um negócio qualquer. A empresa brasileira é a terceira maior exportadora do Brasil. Está atrás apenas da Vale e Petrobras. Trata-se do único setor de tecnologia intensa que possui superávit na balança comercial brasileira”, alerta o sindicato.

O governo federal, detentor da ação Golden Share, tem a obrigação de vetar a negociação. Ao contrário do que afirmou a Embraer em comunicado, esta junção não trará benefícios para o Brasil e, muito menos, para os trabalhadores brasileiros.

Desde que os planos de venda foram divulgados, no final do ano passado, as demissões não param de acontecer na Embraer. Embora o Sindicato não tenha acesso a números oficiais, estima-se que este ano já foram demitidos cerca de 300 funcionários. O Governo Federal e o Congresso Nacional têm o papel de defender os interesses do Brasil e, portanto, não podem ser coniventes com esse crime de lesa-pátria, denuncia a entidade.

A entidade reafirmou sua posição contrária à venda da Embraer e defende a imediata estabilidade no emprego para todos os trabalhadores e a reestatização da empresa.

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui