O parlamentar ressaltou que quem acompanhou o sistema penitenciário em 2013, 2014, que viu as rebeliões, a insegurança e as mortes que ocorreram pode observar as mudanças positiva
O deputado Eric Costa (PSD) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (19), avanços e práticas exitosas do Sistema Penitenciário do Maranhão. Em seu pronunciamento, o parlamentar enfatizou que, com boa gestão e boa governança, é possível transformar realidades.
Eric Costa, que é advogado, relatou uma visita recente à Unidade Prisional de Imperatriz, onde teve a oportunidade de conversar com duas jovens que estavam no local como instrutoras da universidade para acompanhar os detentos que assistiam a aulas.
“Quem acompanhou o sistema penitenciário em 2013, 2014, que viu as rebeliões, a insegurança e as mortes que ocorreram e, hoje, acompanhar duas jovens representando a universidade, adentrando ao presídio para ministrar aulas, observa essa mudança”, disse.
O parlamentar registrou os avanços do Sistema Penitenciário do Maranhão desde 2015, com a redução de 98% do número de homicídios dentro das unidades prisionais e nenhuma rebelião registrada ao longo dos últimos seis anos.
“Justiça significa dar a cada um o que merece. Nós sabemos que ali tem muitas pessoas boas. Prova disso é que nos últimos seis anos já foram entregues 120 mil certificados de cursos profissionalizantes, graças a um grande trabalho que foi feito pela Secretaria de Administração Penitenciária”, afirmou Eric Costa.
O deputado citou como exemplo as 85 fábricas de bloquetes que existem atualmente em diversas unidades prisionais, que já foram responsáveis pelo calçamento de mais de 150 km de ruas em todo o estado.
“Isso representa também oportunidade de trabalho para os detentos. Nós sabemos que ali existem pessoas boas, que por uma ocasião cometeram um crime, mas estão pagando a sua conta e merecem uma oportunidade. Quando eles têm a oportunidade de estudar, de se preparar, se ressocializar e adquirir uma profissão, isso demonstra que, quando eles tiverem na rua amanhã, não serão mais reincidentes”, assinalou Eric Costa.