Nesta semana, o dia 15 de agosto promete trazer um alívio para os trabalhadores. A data é marcada por um feriado em algumas cidades, dedicado a Nossa Senhora da Assunção.
Em Belo Horizonte, a capital mineira, o feriado de 15 de agosto é uma celebração significativa. A cidade marca o dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora, a padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A data tem uma importância cultural e religiosa, sendo um momento para missas especiais e eventos festivos. As empresas e instituições públicas da cidade terão suas atividades suspensas.
Além disso, o feriado também é celebrado em algumas cidades do interior de Minas Gerais, como Ouro Preto e Mariana, que possuem uma forte influência da tradição católica. Também é feriado em Fortaleza (CE).
Dessa forma, nessas cidades, a data é uma oportunidade para celebrações religiosas e eventos comunitários que reforçam a conexão histórica e cultural com as tradições católicas locais.
Origem e significado do feriado
A data, também conhecida como dia da Assunção de Nossa Senhora ou Glória de Nossa Senhora, é registrada como o dia em que Maria, mãe de Jesus, teria subido aos céus, após sua morte.
Assim festa da Assunção, realizada anualmente em 15 de agosto, é uma das principais celebrações marianas do calendário litúrgico, reforçando a esperança da ressurreição corporal e a glória final prometida aos fiéis.
A origem da festa é antiga e remonta ao início do Cristianismo. No entanto, foi oficialmente proclamada como um dogma pela Igreja Católica em 1950 pelo Papa Pio XII, no documento Munificentissimus Deus.
Antes dessa definição dogmática, a festa já era amplamente celebrada, com raízes que datam dos primeiros séculos do Cristianismo.