O encerramento da 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que ocorreu no domingo (8), foi marcado por um balanço positivo feito pelo governador Carlos Brandão.
O evento, realizado no Parque Independência, em São Luís, reuniu milhares de pessoas durante oito dias de intensa programação, que incluiu negócios, cultura e lazer.
Durante o último dia da feira, o governador destacou a importância da Expoema 2024 para o setor agropecuário do estado.
“O balanço que podemos fazer é extremamente positivo. Estimamos que cerca de R$ 60 milhões foram movimentados na economia do Maranhão, através da venda de máquinas, equipamentos agrícolas e animais. Além disso, pequenos negócios também prosperaram, com a comercialização de produtos para as mais de 400 mil pessoas que passaram pela Expoema”, afirmou Brandão.
Este ano, a Expoema teve como tema “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”, uma conquista celebrada pelo governador. “Essa vitória permitirá que a carne bovina maranhense seja exportada para outros países, ampliando as oportunidades de negócio e valorizando o nosso produto. Isso trará benefícios significativos para a população, com mais segurança para os produtores investirem, gerando emprego e renda no estado”, destacou Brandão.
Um dos diferenciais da Expoema 2024 foi a presença do gabinete itinerante do Governo do Estado, que levou diversas ações voltadas para o setor agropecuário diretamente ao evento. “Realizamos inúmeras reuniões com produtores rurais de todos os portes, mostrando as iniciativas do governo para o setor. Contamos com a participação de 22 secretarias e órgãos estaduais, que promoveram cursos, oficinas e palestras, elevando a qualidade da produção rural no Maranhão”, explicou o governador. Novidades e Atrações da Expoema 2024
A Expoema 2024 também se destacou pelas novidades, como o Encontro Nordestino de Leite e Derivados, além de novos cursos e palestras de alcance nacional. As tradicionais atrações, incluindo leilões, torneio leiteiro, hipismo, exposições pecuárias, e shows culturais, garantiram a diversão do público ao longo dos oito dias de feira.
Para consolidar os resultados do evento, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), realizou uma Pesquisa de Movimentação Econômica, cujos dados sobre geração de emprego e renda serão divulgados em breve. Além do impacto econômico, o governador ressaltou o papel cultural da Expoema. “Ao longo dos anos, a Expoema se firmou como um evento para toda a família. A programação cultural, que incluiu grandes shows e atividades voltadas para o público infantil, reforçou o caráter inclusivo e diversificado da feira, proporcionando entretenimento para todas as idades”, afirmou Brandão.
Diversas secretarias e órgãos estaduais marcaram presença na Expoema 2024, levando ações e políticas do governo para o público. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), entre outras, ofereceram uma série de serviços, palestras e capacitações voltadas ao agronegócio, empreendedorismo e inclusão social.
A 64ª edição da Expoema reafirmou seu papel como um dos principais eventos do Maranhão, combinando desenvolvimento econômico, promoção cultural e lazer para a população.