O Brasil ultrapassou nesta segunda-feira (18) a casa dos 250 mil casos do novo coronavírus e, com isso, passou a ser agora o terceiro país no mundo com o maior número de casos da Covid-19 superando o Reino Unido.
De ontem para hoje, o Ministério da Saúde confirmou mais 13.140 pessoas infectadas no Brasil chegando a um total de 254.220 casos do coronavírus contra 244.995 em território britânico.
Os Estados Unidos lideram o ranking de casos (mais de 1,5 millhão), seguido pela Rússia (com 290,6 mil casos), segundo a universidade Johns Hopkins.
Mais de 600 mortes
Em relação às mortes, nas últimas 24 horas, outras 674 mortes por Covid-19 foram registradas no Brasil, totalizando 16.792 óbitos desde o começo da pandemia no país, no fim de fevereiro. Outras 2.277 falecimentos pela doença seguem sob investigação.
Já o chamado “Placar da Vida”, informado pelo ministério, aponta 100.459 pessoas recuperadas da doença no Brasil (39,5% do total de casos), outros 136.969 infectados continuam sendo monitorados.
Subnotificação alta
Antes de divulgar os novos números sobre o novo coronavírus, o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, chamou atenção para a posição do Brasil no mundo em relação à taxa de incidência da Covid-19.
Segundo ele, o 38° lugar no ranking indica uma grande subnotificação dos casos pela falta de um programa de testagem amplo.
“Quando a gente ‘normaliza’ pela taxa de incidência, ou seja o número de casos versus o tamanho da população, tanto de casos confirmado como os de mortes, a gente avalia melhor o risco. O que esse dado nos revela hoje é que estamos conseguindo detectar os casos sim, mas comparativamente com outros países, essa detecção ainda é bem menor”, frisou Macário.