Cadastro positivo funciona como um histórico financeiro do consumidor. Por ele, é possível descobrir informações sobre o poder de compra e capacidade de pagamento do usuário. Tudo isso utilizando apenas o número do CPF.
Na consulta, constam dados relativos à parcelamentos, empréstimos, financiamentos, além do comportamento de compra. Daí, é gerada uma pontuação para o consumidor que pode facilitar ou atrapalhar não na hora da aprovação de um crédito.
Criado em 2011, em derivação da Lei nº 12.414, a ferramenta de consulta dos “bons pagadores” passou recentemente por mudanças. Agora, a inclusão no sistema acontece de forma automática, tanto para pessoas físicas como jurídicas.
Pontuação
O termo dado à pontuação do Cadastro Positivo é de score. Disponível para consulta, bancos, financeiras, comércios e empresas de serviço aprovam ou não linhas crédito, tendo como base esse número final.
A mesma medida vale para o próprio consumidor. No site do Serasa, o usuário pode consultar as informações relacionadas ao seu CPF e, em caso de erro ou dúvida, pode recorrer ao suporte oferecido para o esclarecimento de dúvidas.
Há ainda a disponibilidade de a pedir saída da plataforma, onde o número de cadastro de pessoa física é retirado dos canais de antedimento de órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. O tempo estimado para a conclusão do processo é de até dois dias úteis.