MaranhãoSão Luís

Eleições da OAB-MA: Advocacia maranhense escolhe nova diretoria nesta segunda-feira

Os advogados do Maranhão participam, nesta segunda-feira (18), das eleições para definir a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA) para o triênio 2025-2027. O pleito, iniciado às 9h e com término previsto para as 17h, acontece no formato on-line, garantindo maior acessibilidade aos profissionais de todo o estado e até de outras regiões do Brasil e do mundo.

Com o modelo de votação virtual já consolidado na última eleição, o processo é realizado por meio do site oficial (www.eleicoes2024oabma.org.br). A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda na noite desta segunda-feira.

A disputa pelo comando da OAB-MA está polarizada entre duas chapas. A atual gestão, liderada por Kaio Vyctor Saraiva Cruz, busca a reeleição com a chapa “Conquistas Que Seguem em Frente”, que promete continuidade das ações realizadas nos últimos anos. Já a oposição, representada pela chapa “OAB Independente: Muda OAB!”, liderada por Marcelo de Carvalho Lima, defende uma gestão mais autônoma e com mudanças estruturais na condução da Ordem.

Candidatos e Chapas

Chapa 1: Conquistas Que Seguem em Frente
Presidente: Kaio Vyctor Saraiva Cruz
Vice-presidente: Tatiana Maria Pereira Costa
Secretário Geral: Daniel Blume Pereira de Almeida
Secretário Adjunto: Ivaldo Correia Prado Filho
Tesoureira: Mariana Fagundes Serra

Chapa 2: OAB Independente: Muda OAB!
Presidente: Marcelo de Carvalho Lima
Vice-presidente: Alba Maria D’Almeida Lins
Secretária Geral: Valeria Cristina Regino Ferreira
Secretário Geral Adjunto: Jaqueline Alves da Silva Demétrio
Tesoureiro: Antônio Reis da Silva

Além da presidência, as eleições também definirão os conselheiros seccionais (titulares e suplentes), os conselheiros federais pelo Maranhão e os dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA). O voto é obrigatório, e quem não participar estará sujeito ao pagamento de multa, conforme as normas da instituição.

O pleito segue regulamentado pelo Provimento nº 222/2023 do Conselho Federal da OAB, que oficializa o modelo on-line para maior praticidade e inclusão no processo eleitoral.

Enquanto a chapa da situação aposta na continuidade de projetos que reforçam a modernização e a defesa das prerrogativas dos advogados, a oposição apresenta propostas que incluem maior independência da gestão e ampliação de benefícios para a advocacia.

Com um eleitorado diversificado, o resultado da eleição será um termômetro sobre os rumos que a advocacia maranhense pretende seguir nos próximos anos. Até o fechamento das urnas, a expectativa é de grande participação no processo democrático.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo