Em solenidade realizada na sexta-feira, 10, foram empossados a Diretoria e os Conselhos Consultivo e Fiscal da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) para o biênio 2020/2021.
O evento aconteceu na sede da entidade de classe, em São Luís, e contou com a presença de autoridades, membros do MP e representantes de diversas instituições e de entidades de classes do Ministério Público de outros estados.
O promotor de justiça, Gilberto Camara França Junior, tomou posse como o presidente.
A cerimônia foi conduzida pelo então presidente da AMPEM, Tarcísio José Sousa Bonfim. O Hino Nacional ficou a cargo da cantora Mirna Farias, acompanhada da pianista Adriana Soraya e do saxafonista Gozanga Sousa.
Em seguida a promotora de justiça, Doracy Reis, na condição de secretária adoc, fez a leitura da ata de posse, cujo termo de compromisso foi assinado por todos os novos membros da Diretoria, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal, eleitos no último pleito realizado no dia 2 de dezembro de 2019.
Tarcísio Bonfim, em seu último discurso como presidente da entidade, parabenizou Gilberto Camara pela eleição no cargo da presidência, agradeceu a todos que o acompanharam durante os quatro anos de sua gestão à frente da AMPEM e fez um breve resumo de seu mandato nos biênio 2016/2017 e 2018/2019 .
“A administração de nossa entidade foi feita com o máximo de dedicação e seriedade, sempre buscando realizar o que tinha de maior interesse ao nosso associado”, afirmou. Ele também destacou as melhorias realizadas na estrutura da sede social em São Luís e a conclusão da sede na Região Tocantina, na cidade de Imperatriz.
O promotor de justiça concluiu relembrando a luta associativa pelas prerrogativas dos membros do Ministério Público. E ressaltou sobre a realização do XVIII Torneio de Futebol Society do MP e a II Corrida do Ministério Público, ocorridas em junho de 2019, em São Luís.
Gilberto Camara, agora na condição de presidente da AMPEM, discursou comentando sobre sua expectativaàa frente da entidade de classe neste novo biênio. E expressou o desejo que os membros do parquet maranhense participem mais da vida associativa. Também destacou sobre o cenário político atual.
“Temos a consciência que enquanto representantes classistas não podemos cruzar os braços, tampouco fechar os olhos”, disse.
“O Ministério Público, desde antes da Constituição de 1988, é centro de lutas constantes com as quais a AMPEM nunca se afastou, e jamais deixará de colaborar no desenvolvimento da sociedade brasileira, em especial a maranhense”, destacou o presidente.
O presidente terminou seu discurso de posse ressaltando, aos associados da entidade de classe, o seu trabalho à frente da AMPEM.
“Podem estar certos que trabalharemos com afinco e dedicação pelos nossos direitos, na organização de nossos eventos e no encaminhamento dos pleitos demandados”, finalizou.
O procurador-geral de justiça. Luiz Gonzaga Martins Coelho, comentou em sua fala sobre as lutas associativas da AMPEM e a sua importância ao Ministério Público do Maranhão.
Manoel Murrieta, presidente eleito da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), parabenizou Tarcísio Bonfim por sua gestão, e aproveitou a oportunidade para entregar a homenagem, da entidade nacional, ao ex-presidente, por seus dois mandatos à frente da AMPEM.
Ele finalizou destacando sobre a luta classista e dando as boas vindas aG Camara no cargo da presidência.
“Tenho certeza que se a classe elegeu, homologou e aclamou, de forma única, sua candidatura para Diretoria, é porque vossa excelência está preparado para o cargo”, disse. “Seja muito bem-vindo a luta da CONAMP, à luta classista e quero desejar muito sucesso”, concluiu o presidente da CONAMP.
Também compuseram a mesa da solenidade de posse, o secretário de Comunicação e Articulação Política do Estado, Rodrigo Lago, representando do governador Flávio Dino, o deputado estadual Roberto Costa, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Filho, o 2º vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Holídice Barros , o Corregedor Geral do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Heluy Nicolau, a subprocuradora para Assuntos Administrativos do Ministério Público, Marilea Santos Costa, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o presidente da Comissão Eleitoral, o promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, o juiz federal e ex-presidente da AJUFE, Roberto Veloso e a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.