Maranhão

“Não estamos mais lutando contra amadores”, alerta procurador- geral de justiça ao discutir combate ao crime na Baixada Maranhense

O Ministério Público do Maranhão realizou nesta quinta-feira, 18, no Senac do município de Pinheiro, o encontro Colóquios Interinstitucionais: Ministério Público e Polícias. Membros e servidores do MPMA, autoridades e agentes das Polícias Civil e Militar compareceram ao evento, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional do Tribunal do Júri (CAO-Júri).

A atividade tem o objetivo de fortalecer o diálogo institucional entre o Ministério Público do Maranhão com as Polícias Civil e Militar e apresentar as decisões judiciais que geram impacto na atividade das instituições.

Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, ressaltou que é necessário investir na união e no fortalecimento das instituições públicas. “É muito importante essa troca de informações, porque a gente tem que trabalhar conjuntamente, de forma correta, pois não estamos mais lutando contra pessoas amadoras, que cometiam crimes e ilícitos sem saber o que estão fazendo. Portanto, essa ideia é excelente. Nós temos que orientar o policial para agir corretamente”, declarou.

O coordenador do CAO-Júri, Sandro Lobato de Carvalho, também destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da segurança nos municípios maranhenses. “A importância desses colóquios é promover uma maior integração entre o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar. Quanto mais unidos nós formos, a segurança fica muito melhor nas cidades. Dessa forma, todas as instituições conhecem os seus problemas e conseguimos montar estratégias para melhor servir a sociedade”.

Em seguida, a diretora das Promotorias de Justiça de Pinheiro, Linda Luz Matos, também afirmou que o fomento do diálogo interinstitucional vai resultar na oferta de melhores serviços à sociedade. “A proximidade entre o Ministério Público e as polícias reflete o nosso dia a dia. É fundamental essa troca de informações, de experiências e o estabelecimento desta parceria, porque estamos do mesmo lado, contra a criminalidade, trabalhando para o bem da comunidade”, enfatizou.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Airton Silva Brito, agradeceu a realização do evento e ressaltou a importância da capacitação dos agentes públicos. “Esta é uma iniciativa muito importante do Ministério Público. Esse diálogo pode dirimir muitas dúvidas no exercício de nossa atividade. Tenho certeza que nossos policiais vão aproveitar essa roda de conversa para melhorar o nosso trabalho”.

O representante da PM alertou, ainda, que o evento é também oportuno, porque a criminalidade tem crescido em toda a região da Baixada Ocidental maranhense, devido à atuação das facções, o que resulta no aumento de furtos, roubos e de outros crimes. “A Polícia Militar está nas ruas desempenhando o seu papel de forma ostensiva, sempre à disposição das instituições e da sociedade”, completou.

DIÁLOGO

No turno da manhã, o promotor de justiça Sandro Lobato de Carvalho ministrou palestra aos policiais militares. No turno da tarde, a capacitação será oferecida aos agentes da Polícia Civil.

AUTORIDADES

Também participaram da abertura as promotoras de justiça Letícia Freire (3ª Promotorias de Justiça de Pinheiro) e Samira Mercês (1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro). Igualmente compareceram os promotores de justiça Frederico Bianchini (da comarca de Guimarães), Hagamenon de Jesus Azevedo (da comarca de Santa Helena) e Igor Trinta Marques (da comarca de Maracaçumé).

Da administração superior esteve presente o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Arrais. Entre as autoridades militares, compareceu o comandante do batalhão de Viana, tenente-coronel Jorge Antônio de Araújo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo