[dropcap]O[/dropcap] prefeito Sidney Pereira (PCdoB) fez nesse domingo (22), durante a comemoração dos 164 anos de Anajatuba, distante a 137 km de São Luís, um balanço dos seus dois anos e meio de governo. Segundo Sidney, ele recebeu o município em situação “calamitosa” e “com um quadro administrativo assustador”. O chefe do executivo anajatubense disse, no entanto, que não pretende ficar “olhando para trás, e sim para o futuro”.
Como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, o prefeito participou de uma celebração ecumênica, prestigiou homenagens e apresentações culturais, anunciou novos investimentos e entregou importantes equipamentos voltados à saúde e educação. Na ocasião, entrevistado pela nossa reportagem, Sidney destacou os principais avanços nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, agricultura, esporte, lazer e cultura.
Acompanhado dos secretários municipais, de vereadores do município e demais autoridades, o prefeito de Anajatuba iniciou a entrevista descrevendo a situação encontrada em setembro de 2015, ao assumir a Prefeitura. Sidney lembrou dívidas herdadas pela gestão anterior, bem como o caos administrativo, financeiro e os problemas encontrados em diversas áreas da cidade. Na ocasião também, ele recordou, que a parcerias com o governo estadual foi importante para reerguer o município.
“Para entender o que mudou, precisamos voltar os olhos para o passado. Quando assumimos a Prefeitura de Anajatuba tivemos que organizar a casa, pois havia um completo caos instalado naquele momento. Graças a pereceria com o governo estadual, com muito planejamento, trabalho e responsabilidade, estamos conseguindo reerguer o município.
E hoje o fruto desse esforço foi sendo transformado em ações espalhadas por vários lugares de Anajatuba e, principalmente, com o reconhecimento por parte da população”, afirmou o prefeito Sidney.
SAÚDE
Durante a entrevista, o gestor anajatubense destacou ações na área de saúde. Ele conta que quando assumiu o mandato, encontrou a cidade com apenas uma ambulância que apresentava problemas mecânicos.
A realidade mudou quando Sidney conseguiu garantir a aquisição de cinco ambulâncias, sendo um odontomóvel que é um consultório móvel, permitindo que o dentista vá até o paciente; e um veículo tipo van equipado com TV, ar condicionado, som ambiente, café da manhã, água e lanche, que oferece conforto aos pacientes que utilizam os serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Hemodiálise.
Além disso, o prefeito falou ainda sobre a modernização das unidades de saúde onde a maioria já conta com um consultório odontológico e destacou a inauguração do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, hoje referência no estado em função dos modernos equipamentos.
De acordo com o gestor, os resultados já são visíveis e o nível de satisfação do povo aumentou consideravelmente com a qualidade do atendimento na rede de saúde pública municipal. Ele pontou ainda a inauguração de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o aumento no número de equipes dos programas de saúde do município. No PSF, por exemplo, existia apenas 9 equipes. Hoje são 11 e devem ser criados mais 2 equipes. O número de equipes de agentes comunitários de saúde saiu de 72 para 82 e será nomeados mais 15 agentes.
Avançamos de maneira significativa na rede de saúde com ações históricas. Quando assumimos, a única ambulância colocava em risco a vida das pessoas por conta de problemas mecânicos. Hoje, entretanto, contamos com cinco ambulâncias sendo um odontomóvel e um veículo tipo van todo equipado com TV, ar condicionado, som ambiente, café da manhã, água e lanche, que oferece um atendimento mais justo aos pacientes que utilizam os serviços de Hemodiálise. Além disso, inauguramos hoje o Laboratório Municipal de Análises Clínicas que é um dos mais modernos do estado. São muitas ações viabilizadas pela nossa gestão. Estamos resolvendo problemas que há décadas nenhum gestor municipal conseguiu solucionar e hoje podemos humanizar o atendimento à população”, disse Sidney.
INFRAESTRUTURA
Em meio às dificuldades financeiras pelas quais passam todas as cidades do Brasil, Sidney não parou desde que assumiu o comando da administração anajatubense e tem trabalhado intensamente pela reconstrução do município. Ele destacou que a Prefeitura de Anajatuba desenvolve atualmente o maior programa de urbanização já realizado na cidade, que inclui reforma e construção de creches, quadras poliesportivas, unidades de saúde, escolas, pavimentação de ruas e recuperação de estradas vicinais.
Em dois anos e meio à frente do município, foram com cerca de 9 km de asfalto já implantado em ruas e avenidas, a partir de investimentos do Programa ‘Mais Asfalto’ com o Governo do Estado. O gestor afirma que a cidade deve ser contemplada com mais de 10 km, um investimento que visa melhorias na estrutura dos bairros. Os investimentos abrangem ainda reforço no parque de iluminação e construção e reforma de praças.
“Temos nos esforçado muito e mesmo em meio à crise instalada em todo o país, nós conseguimos fazer importantes investimentos na infraestrutura. Temos obras estruturantes em andamento, como reformas de escolas, de unidades de saúde, dentre outros. Em dois anos e meio à frente do município, já conseguimos realizar cerca de 9 km de asfalto beneficiando ruas e avenidas da cidade. No entanto, até o final do ano ainda vamos ser contemplado com mais de 10 km, um investimento que visa melhorias na estrutura dos bairros”, listou o prefeito.
EDUCAÇÃO
Quanto aos investimentos na educação, o chefe do executivo municipal explicou que quando assumiu a Prefeitura encontrou muitas escolas fechadas. Foi então que colocou em prática um plano de recuperação destas unidades de ensino. Uma das que estavam sem funcionar era a Escola Municipal Euza Correa dos Santos, no Povoado Cumbi, que foi entregue durante o aniversario da cidade.
O prefeito também falou sobre o aumento na frota de ônibus escolar. Segundo ele, o município conta hoje com nove ônibus amarelinhos e micro-ônibus, além de um suporte de veículos do tipo van e Kombi. “A demanda é grande, mas a melhoria na qualidade do transporte escolar de nossas crianças e adolescentes é uma prioridade da gestão da nossa. Por isso, lutamos incansavelmente para ofertar uma educação de qualidade aos nossos alunos, e, fazê-los chegar com conforto e segurança em nossas escolas”, informou.
Além disso, Sidney destacou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governado do Estado e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para contemplar Anajatuba com um polo do ‘Programa Ensinar’ que vai ofertar o município com cursos de graduação para professores da rede de ensino sem diploma de Ensino Superior, além dos alunos egressos do ensino médio da comunidade geral.
A previsão é que o próximo vestibular do Ensinar ocorra em julho deste ano e as aulas iniciem em meados de setembro. Em Anajatuba, serão ofertadas vagas nos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, História, Geografia, Letras, Línguas Portuguesa, Inglesa e Literatura e Pedagogia. Nesta etapa, também haverá vagas para os cursos de Física, Química e Ciências Sociais.
”Estamos felizes por esse grande Programa que, a partir de agora, vai funcionar em nosso município, qualificando professores e alunos egressos do ensino médio. É preciso ter senso de prioridade. Investir naquilo que é fundamental. E a educação é sempre fundamental, os professores também”, disse o prefeito.
RECONHECIMENTO
Sidney também destacou a conquista de um aluno anajatubense com a medalha de bronze na 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Extremamente feliz, o prefeito afirmou que a premiação ao aluno que estuda na Escola U.I Adalgisa Mendonça Lopes, é um reconhecimento pelos avanços na educação do município durante a sua gestão.
”Embora tenha sido veiculado na imprensa que Anajatuba está indo de mal o pior, vivemos uma realidade totalmente diferente. Nós tivemos um aluno do município premiado com medalha de bronze na Olimpíada de Matemática. O prêmio ao aluno não deixa de ser um reconhecimento à educação do nosso município ainda mais com a matemática que é uma matéria tão complexa como é a matemática”, destacou.
ABASTECIMENTO
O plano de investimentos em saneamento para a cidade também foi destacado pelo prefeito. Ele afirmou que muitos foram às parcerias para execução de projetos de ampliação dos sistemas de água para o município. No total, foram mais de vinte projetos de abastecimento de água em convênios firmados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Governo do Estado, através do programa ‘Água para Todos’.
O gestor disse que muitos foram os bairros e povoados contemplados com a construção de poços artesianos. No entanto, nas comunidades contempladas com investimentos, mas a água acabou sendo imprópria para consumo, o abastecimento era feito por carros pipas.
“Quando assumimos reativamos um convênio com a Funasa que beneficiou o município com o 16º poço artesiano. Além disso, foram construído mais três com recursos próprios e mais cinco por meio de uma parceria com o Governo do Estado, através do programa ‘Água para Todos’ e nas comunidades contempladas com os investimentos, mas que a água acabou sendo imprópria para consumo, o abastecimento passou a ser feito por carros pipas”, frisou o prefeito.
MAIS AÇÕES
Sidney reforçou a posição do Município no enfrentamento da pobreza e da desigualdade, que tem como base o desenvolvimento econômico e social. Ele falou sobre o aumento da frota de veículos do município, destacou o lançamento da feira do produtor, pontuou iniciativas na área do esporte que beneficiam jovens do município e comentou sobre o lançamento de uma importante iniciativa de responsabilidade social: o programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
“Em tempos em que vivemos uma inversão de valores, projetos como o Bombeiro Mirim é uma influência capaz de mudar destinos, pois é uma iniciativa que além de levar educação, promove a disciplina”, concluiu Sidney.