[dropcap]R[/dropcap]ESUMO
- Grupo preso tinha 12 garotos entre 11 e 16 anos e professor de 25
- Informações sobre resgate ainda são desencontradas
- 4 garotos foram resgatados e estão hospitalizados
- Operação tem pausa de pelo menos 10 horas
A pausa até a retomada dos trabalhos de resgate pode durar até 20 horas, em vez das cerca de 10 horas inicialmente estimadas.
O grupo entrou na caverna Tham Luang no dia 23 de junho, após um treino, para se abrigar do tempo ruim, mas foi surpreendido por uma inundação. Após nove dias de intensas buscas, eles foram localizados por dois mergulhadores britânicos.
O bombeamento constante de água para fora da montanha e a interrupção das fortes chuvas, comuns no período de monções, contribuíram para que as equipes de resgate decidissem dar início à retirada dos garotos.
O nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes abreviar o resgate.
As equipes começaram a esvaziar a área para a operação de resgate ainda no fim da noite de sábado. Foram desobstruídas a área no entorno da entrada caverna e também as estradas de acesso à região. Os mais de 1000 jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da caverna.
O início do resgate do grupo – composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos- foi anunciado na manhã deste domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local).
Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam por exames físicos.