Brasil

chegada de astronautas na Terra após 9 meses ‘presos’ no espaço

Dois astronautas da agência espacial americana Nasa que passaram os últimos nove meses orbitando a Terra na Estação Espacial Internacional (EEI) chegaram com sucesso à Terra nesta terça-feira (18/03).

A cápsula onde eles fizeram a viagem espacial pousou no mar da Flórida, nos EUA, como era previsto.
Em seguida, a cápsula será recolhida por um navio, e depois a tripulação embarcará em um helicóptero para ser trazida de volta à terra firme.
A viagem de Suni Williams e Butch Wilmore para casa durou quase 17 horas.

Williams e Wilmore deixaram a Terra em junho de 2024 para uma missão de apenas oito dias para testar uma cápsula espacial desenvolvida pela Boeing, a Starliner.

Williams e Wilmore deixaram a Terra em junho de 2024 para uma missão de apenas oito dias para testar uma cápsula espacial desenvolvida pela Boeing, a Starliner.

Screenshot

A cápsula sofreu problemas técnicos, então a Nasa decidiu manter os astronautas na EEI e enviar a Starliner vazia de volta para a Terra — a agência espacial avaliou que seria muito arriscado Williams e Wilmore voltarem na cápsula da Boeing.
A cápsula SpaceX Dragon que transportou os astronautas se desconectou da estação espacial por volta das 5h GMT (2h da manhã em Brasília)
Williams e Wilmore voltaram para a Terra acompanhados do astronauta da Nasa Nick Hague e do cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov. Hague e Gorbunov chegaram à estação espacial em setembro.

A cápsula SpaceX Dragon fez uma reentrada rápida e ardente pela atmosfera da Terra, suportando temperaturas de até 1.600C.
Um escudo térmico protegeu Butch, Suni e os outros dois astronautas.
Conforme a nave atingiu a atmosfera, ela começou a desacelerar rapidamente e os astronautas experimentaram forças g significativas, cerca de quatro vezes a gravidade da Terra.
Finalmente, quatro grandes paraquedas se abriram — com um solavanco para aqueles dentro — mas isso permitiu que a nave desacelerasse o suficiente para um mergulho suave no oceano.

Priscila Petrus

Jornalista, Pós Graduada em Políticas Públicas, Tráfego Pago.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo