Confira lista de filmes importantes para o Enem 2018

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Enem

[dropcap]A[/dropcap]lém de ser considerada uma atividade lúdica, assistir a filmes contribui para o enriquecimento do repertório sociocultural do estudante inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio.

O Enem cobra do candidato conhecimentos específicos sobe eventos históricos ou questões sociais muitas vezes abordadas em produções cinematográficas. Para que o aluno tenha maiores chances de obter um resultado positivo na prova, três professores do Colégio Farias Brito listam nove filmes e comentam cada um deles.

Indicações de João Saraiva, professor de Filosofia e Sociologia

  • Os Sonhadores (2003)
    “Eu o considero bastante importante pelo fato de que ele aborda os protestos que aconteceram na França, em 1968. Esse filme fala um pouco de um grupo de jovens que queria repensar o contexto estudantil dentro da realidade americana, mas tendo como ponto de partida o que havia ocorrido na Franca. É uma obra que pode ajudar o estudante a refletir sobre outras questões contemporâneas, como a crítica ao conservadorismo da sociedade atual e à busca dos jovens por mais liberdade”.
  • As Sufragistas (2015)
    “O filme aborda um pouco o movimento feminista. É um grupo de mulheres que procura no Reino Unido lutar para ter acesso ao voto no começo do século XX. Além de ser um tema interessante, é um filme estrelado por grandes atrizes, entre elas, Meryl Streep. Como a gente tem falado muito do pedido de respeito das mulheres, pode ser que venha alguma coisa no vestibular relacionando o movimento feminista do início do século passado com as lutas atuais das mulheres”.
  • Eu Não Sou Seu Negro (2016)
    “Ele traz muitas informações sobre questões raciais. Se baseia também a partir da realidade dos Estados Unidos, mas acaba se inserindo no contexto hoje de América do Sul, de Brasil, em que o preconceito não é assumido, é enrustido. É inspirado em uma obra de um ativista americano, o James Baldwin, e discute a luta histórica desse homem diante do que ele tentou conseguir para que a população negra americana tivesse benefícios”.

Indicações de Nilton Sousa, professor de História

  • A Conquista do Paraíso (1992)
    “O enredo do filme trata exatamente da condição do homem europeu de avançar os mares, a busca pelo lucro e por novos feudos ao mesmo tempo em que estabelece o confronto cultural com a presença dos habitantes da América. Isso também motiva pensar na presença dos jesuítas, na forma de cristianização católica, além da gente perceber os confrontos econômico do mercantilismo diante de um nativo, a condição da seminudez desse nativo em relação às vestimentas europeias, o idioma e as adaptações sociais que vão se estabelecer”.
  • Guerra de Canudos (1996)
    “Trata especificamente da condição do regionalismo brasileiro. Embora o Enem não foque muito regionalismo, Canudos foi muito marcante no sentido de a gente perceber as políticas públicas, a ação dos estados nacionais, o sistema tributário, a condição da cidadania, o papel da mulher e do homem na sociedade, a religiosidade católica popular, a influência de determinados ícones que aparecem no sertão, no caso, o Antônio Conselheiro”.
  • Hotel Ruanda (2004)
    “É interessante porque trata da condição étnica e da condição do imperialismo. O filme versa sobre um gerente que luta no Hotel Milles Collines, hoje, um monumento histórico em Ruanda em função da maior guerra civil que a humanidade já teve com quase um milhão de mortos entre hutus e tutsi. A maioria era hutu e os tutsi eram de alguma forma privilegiados pelos imperialistas belgas, ingleses e franceses”.

Indicações de Adriano Bezerra, professor de Geografia

  • Mauá – O Imperador e o Rei (1999)
    “O filme foca no início da indústria brasileira por volta do século XIX, aquele ciclo do café e da industrialização. É imprescindível o aluno conhecer aquele cenário político e econômico existente à época que fez o Brasil ser o que é hoje, uma importante conquista dos visionários para a nossa economia. Visconde de Mauá foi o homem mais rico abaixo da linha do Equador e não era conhecido por ninguém”.
  • Os Anos JK (1980)
    “Se a base da indústria brasileira foi, digamos assim, na época de Mauá, isso se consolidou no governo de Juscelino Kubitschek, na época do pós-segunda guerra, nos anos 50. As indústrias nacionais chegam ao nosso país, deixando para trás aquele perfil de exportador e passou a ser industrializado. E é importante conhecer a sua política de metas”.
  • Wall Street (1987)
    “Se faz necessário ainda o estudante entender o mercado financeiro dos Estados Unidos e, consequentemente, o mercado mundial, o que há por trás das grandes corporações, a forma que as empresas atuam nos países, os capitais voláteis, explica as crises econômicas nesse mercado”.

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