[dropcap]O[/dropcap]s eleitores brasileiros residentes na França deram a vitória ao candidato petista Fernando Haddad, que chegou em primeiro lugar, com 69,4% dos votos; Jair Bolsonaro, do PSL, ficou com 30,5%, de acordo com os boletins das seções eleitorais fixados pelo consulado brasileiro de Paris no local de votação e encaminhados ao TSE; a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que Haddad era “competente” e “um defensor da democracia”; votação de brasileiros em 33 países já foi encerrada.
Os eleitores brasileiros residentes na França deram a vitória ao candidato petista Fernando Haddad que chegou em primeiro lugar, com 69,4% dos votos. Jair Bolsonaro, do PSL, ficou com 30,5%, de acordo com os boletins das seções eleitorais fixados pelo consulado brasileiro de Paris no local de votação e encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, declarou apoio à eleição do petista. “Na véspera do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, todo o meu apoio ao meu amigo Fernando Haddad. Conheci o Fernando quando ele era prefeito de São Paulo. Ele é um homem de valor, um defensor da democracia, competente e corajoso”, disse ela pelo Twitter. A votação em Paris terminou às 17h pelo horário local, (13h em Brasília) e transcorreu sem incidentes, com 16 urnas eletrônicas instaladas no Espace Cléry, um centro de eventos alugado pelo Consulado Brasileiro no 2° distrito da capital francesa.
A abstenção foi considerada bastante alta neste domingo, já que 57,6% dos inscritos não apareceram para votar, repetindo o mesmo índice do primeiro turno. As férias escolares de outono, que duram até o início de novembro, podem ter sido uma das principais causas do alto índice, já que muita gente aproveita a época para viajar.
A votação em Haddad no segundo turno confirma uma tendência observada nas últimas eleições para presidente. Desde 1998, o PT ganhou quase todas as disputas em Paris, com Lula e Dilma vencendo com folga em 2002, 2006 e 2010. Perdeu somente em 2014, quando a vitória foi de Aécio Neves.
A votação de brasileiros em 33 países já foi encerrada, informou na manhã deste domingo (28) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que centraliza a organização das eleições.