Prefeitura potencializa divulgação do São João de São Luís em três dias de evento em São Paulo

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Prefeitura de São Luís-Priscila Petrus

[dropcap]A[/dropcap] cultura de São Luís apresentada para o Brasil: o bumba meu boi, o cacuriá e o reggae estiveram em evidência entre os dias 3 e 5 de abril no Mercado Municipal Paulista durante a divulgação do São João 2018 ludovicense. O arroz de cuxá e o suco de bacuri também conquistaram os paulistas e todos os turistas que passaram diariamente no local entre 10h30 e 13h. A divulgação da maior festa da cidade é parte da política da Prefeitura para o fomento do turismo colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo e é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Na ação, o grupo Batuques do Maranhão abrilhantou o Mercadão, por onde passam diariamente mais de cinco mil pessoas por dia, segundo a administração do local. Além de ser visitado pelos moradores da maior cidade do país, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos pontos turísticos da cidade, o que potencializou o evento da Prefeitura de São Luís. “Foi maravilhoso trazer a nossa cultura para São Paulo. Essa é a segunda vez que realizamos a ação no espaço e, mais um vez, percebemos a importância de mostrar a nossa cultura em outras partes do Brasil”, frisa Socorro Araújo, secretária de turismo enfatizando que a ação segue determinação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo fomentar o turismo em São Luís, bem como a geração de emprego e renda.

A apresentação cultural reuniu um mix de música e teatro, explicando ao público as peculiaridades do Maranhão, como a efervescência do São João, as figuras dos cazumbas e a dança coladinha do reggae, que só se encontra no Maranhão. O público interagiu com os brincantes e entrou no clima, dançando as toadas de bumba meu boi.

O som das matracas também ecoou no Mercadão. “Eu não conhecia esse instrumento. Achei muito bonito e essa marca que está nele é muito colorida, as cores parecem ser o forte das atrações de São Luís”, falou José Arouche, morador de São Paulo, referindo-se à marca turística de São Luís que foi impressa no instrumento musical.

São Luis-Priscila Petrus

GASTRONOMIA

Outro ponto muito forte da ação em São Paulo foi a degustação de comida típica. O arroz de cuxá e o suco de bacuri fizeram sucesso por lá. Inúmeras pessoas desconheciam os alimentos, reforçando a necessidade de disseminar a cultura e a gastronomia maranhense para o Brasil. “Temos que mostrar que a nossa cidade é rica. Não temos apenas a beleza material (casas e casarões históricos). A nossa riqueza imaterial é incomparável”, afirmou Socorro Araújo.

Além disso, foram levados para a ação um totem onde as pessoas puderam tirar foto e ganhar uma matraca. Ao todo, foram 300 brindes personalizados distribuídos para quem seguiu os perfis Turismo São Luís (Facebook) @turismo.saoluis (Instagram) ou o @turismosaoluis (Twitter).

E o grupo Batuques não deixou de ensinar ao público como utilizar o instrumento, ícone de uma das manifestações culturais do Brasil. “Nós tentamos apresentar alguns elementos super importantes da nossa cultura: o bumba meu boi, a festa do Divino, dança do coco, reggae e o tambor de crioula são alguns dos pilares da cultura ludovicense, e foram mostrados para centenas de pessoas”, explicou Paulinho Oliveira, cantor do grupo Batuques do Maranhão.

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