Zabumbada 2024: Festival reúne artistas maranhenses e convidados nacionais na Praça das Mercês

0

Julho começou e finalmente vem aí o Festival Zabumbada celebrando a cultura popular do Maranhão, promovendo o encontro de batalhões do bumba-meu-boi, grupos de dança locais, artistas maranhenses e convidados da música nacional.

Nos dias 12 e 13 de julho, na Praça das Mercês (Centro Histórico), o Zabumbada realiza a etapa cultural com shows e apresentações no palco principal e no terreiro pertinho do público. O projeto da Temporana Produções Culturais, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, também terá um espaço dedicado ao forró pé de serra e à feirinha da economia criativa com produtos locais, comidas típicas, drinks, brechós e muito mais.

Estamos cheios de energia e muita alegria para trazer para o público mais uma edição do Festival Zabumbada, com uma programação diversa que valoriza a nossa cultura popular, a arte negra, a nossa ancestralidade, fortalecendo também os produtores da economia criativa, que fazem circular seus saberes e criatividade para gerar oportunidades de negócios e renda. Vem aí uma programação muito especial e a gente espera que todos venham celebrar com a gente.”, afirmou Caroline Marques, diretora do projeto.

Esse ano a programação iniciará às 18h. No dia 12, a abertura no palco principal será ao som dos tambores com apresentações do Tambor de Crioula do Laborarte e Coletivo Tumajamacê com os cantos que atravessam o tempo. A partir das 19h acontecem as apresentações do Boi Brilho de São Francisco que traz o sotaque da baixada em ritmo mais lento ao tradicional; Boi Rei da União, da comunidade quilombola de Mata Boi em Monção, apresentando seu sotaque inédito da baixada; show Samba de Terreiro, trazendo o axé da tradição de matriz africana e afro-brasileira; e o batalhão do Boi da Maioba, comemorando 127 anos de existência.

Nessa noite, o convidado nacional será o cantor e compositor Rael. Após uma performance bastante elogiada no último Lollapalooza, o cantor e compositor reconhecido como o “Melhor Cantor de Pop/ Rock/ Reggae/ Hip Hop/ Funk” pelo Prêmio da Música Brasileira em 2017, se prepara para apresentar as faixas do disco Capim-Cidreira (2019), além de outros sucessos e músicas inéditas.

Nessa noite, o radialista, produtor musical e DJ Pedro Sobrinho, apresenta seu caldeirão de sonoridades.

Na tenda do forró, o público vai poder dançar muito com o show do Trio Mulundus, diretamente de Vargem Grande, entregando o melhor do forró pé de serra com triângulo, zabumba e a sanfona. Na feirinha criativa, a música fica por conta do DJ Franklin.

Na segunda noite (13), o chão vai tremer com as apresentações do Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, Maratuque Upaon-açu, Banda Yluguerê com o show “A festa Negra”; Boi Linda Joia de Jacareí de Monção e Boi da Fé em Deus. No palco, os shows serão comandados pelas mulheres.

Às 22h, será a cantora, compositora e sambista maranhense, Andrea Frazão, apresenta seu show “Sotaques”, exaltando a cultura maranhense e nordestina com ritmos do Bumba-meu-boi, dança do caroço, tambor de crioula, afoxés e da diversidade da cultura popular.

À meia-noite, será a vez da multiartista baiana Larissa Luz, que atua como cantora, atriz, apresentadora e produtora musical, sempre imersa no universo da cultura negra. No show, Larissa apresenta ritmos negros tradicionais, brasileiros com timbres modernos, eletrônicos e mundiais flertando, desde então, com o movimento Afrofuturista.

Ao longo da noite, a DJ, radialista e produtora cultural, Vanessa Serra, apresenta no palco discotecagem do vinil e digital, com músicas dos sotaques e da diversidade da música do Maranhão.

Também na programação do dia 13, vai ser apresentado o show Forró Encaixotado com participação especial da cantora Athuy. e na feirinha, apresentação de DJ Fê Marques.

O Festival Zabumbada tem curadoria do artista plástico e pesquisador Jandir Gonçalves, que atua na pesquisa de campo sobre cultura popular maranhense.

A programação é gratuita. Acompanhe o perfil @festivalzabumbada para ficar por dentro da programação.

Serviço
O quê: Festival Zabumbada
Quando: 12 e 13 de julho, às 18h
Onde: Praça das Mercês, Centro, São Luís
Programação Gratuita
Contato imprensa: Danielle Moreira (98) 9886715-28 / 97010-9066

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui