MaranhãoNegóciosPolítica

Natalino Salgado encerrará em Pinheiro campanha eleitoral

O Campus da UFMA na baixada maranhense foi um dos que mais cresceram na gestão do ex-reitor.

[dropcap]O[/dropcap] professor Natalino Salgado encerra no Campus de Pinheiro nesta quinta-feira (20), as atividades no continente da campanha para reitor da UFMA. A consulta prévia à comunidade universitária que indicará nomes aos cargos de reitor e vice-reitor será realizada no próximo dia 26.

Depois de percorrer todos os oito campi, o encerramento da campanha em Pinheiro ganha contornos simbólicos por ser o local do passo inicial dos trabalhos do grupo Pacto pela UFMA, que apoia a candidatura de Natalino Salgado. Este trabalho consistiu em elaboração de um diagnóstico e amplo diálogo com a comunidade acadêmica.

Na plataforma de ações registrada pelo candidato consta, no eixo Integração, a proposta de tornar todos os campi em centros acadêmicos, com autonomia financeira. Hoje, os campi de Balsas, Grajaú, Bacabal, Codó e São Bernardo não possuem esse status.

A medida é destacada no plano de gestão do candidato como estratégica para consolidar a interiorização da UFMA. Em Pinheiro, a criação da unidade acadêmica Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia foi um dos últimos atos da segunda gestão do então reitor Natalino Salgado.

“Assegurar orçamento para as demandas próprias dos campi e das unidades acadêmicas, é um dos compromissos do nossa plano de gestão” O campus de Pinheiro emergiu da primeira fase interiorização da UFMA no início dos anos 1980, apenas com cursos de extensão.

Dez anos depois seria aberto o curso de Licenciatura Plena em Letras, extinto em 1997. Nas duas gestões do professor Natalino Salgado como reitor o campus ganhou os cursos de licenciaturas interdisciplinares de ciências humanas e ciências naturais-biologia, enfermagem, educação física, engenharia de pesca e medicina.

Implantados nos dois últimos anos da segunda gestão do reitor Natalino Salgado, os cursos de Engenharia de Pesca e Medicina atraíram grande número de estudantes da Baixada Maranhense de estados vizinhos do Maranhão. As primeiras turmas egressas destes cursos serão graduadas até janeiro de 2020.

Entre as atividades de campanha do professor Natalino Salgado no campus de Pinheiro está um diálogo aberto com a comunidade acadêmica. Neste encontro ele pretende ouvir as principais reivindicações, levantadas pelo Pacto pela UFMA, como por exemplo, a ampliação e modernização de laboratórios de ensino e a construção do muro de proteção do campus.

Continente
Natalino Salgado iniciou suas atividades de campanha no continente em Imperatriz onde a instituição de ensino mantém dois campi em funcionamento. Durante o período de divulgação de propostas, o candidato se reuniu com segmentos da comunidade acadêmica de todos os campi.

comentários

comentários

Tags

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios