São Paulo confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil

0

O estado de São Paulo tem um segundo caso suspeito de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos.

De acordo com o portal G1, esse é a primeira confirmação da doença no país, porém a Secretaria Municipal de Saúde diz ser ainda apenas uma suspeita.
Trata-se de um homem de 41 anos que voltou recentemente da Espanha.

Ele está em isolamento no Hospital Emílio Ribas.Há sete outros suspeitos sendo investigados nos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. Em SP, trata-se de uma mulher de 26 anos que apresenta sintomas.

Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes seguem isolados e uma análise laboratorial confirmará a existência da doença.A monkeypox foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e pode ser transmitida por meio do sexo sem proteção, contato com lesões em pessoas doentes e gotículas liberadas durante a respiração.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, até cair.

A doença transmitida, primariamente, por contato com esquilos ou macacos infectados e é mais comum em países africanos — antes do surto atual, só quatro países fora do continente já tinham identificado casos na história.Por ser uma doença muito parecida com a varíola, a vacina contra a condição (que é considerada erradicada no mundo) também serve para evitar a contaminação. Estima-se que a vacina da varíola humana ofereça uma proteção de cerca de 80% para a varíola dos macacos.

Entretanto, como a doença foi considerada erradicada há mais de 40 anos, atualmente a vacina não é aplicada, e não se sabe por quanto tempo a proteção se mantém nas pessoas que já a tomaram.

comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui